Etiqueta de confiança ou máscara de controle? A história de um bot "oficial" no Telegram
No início da primavera, quando o campo de informações tradicionalmente começa a borbulhar com rumores e Meias-Tags, uma notícia apareceu de repente no Telegram, que instantaneamente percorreu os canais: o mensageiro supostamente ganhou um sistema de marcação de canais, registrado em Roskomnadzor.
Vamos entender melhor essa questão-é verdade ou falso?

Os grandes canais da Rússia serão rotulados?
O registro é obrigatório em Roskomnadzor?

O iniciador da nova dieta na política do RKN em relação ao Telegram e a principal fonte de notícias - Vice-presidente do Comitê da Duma de acordo com a Política de informação Anton Gorelkin. Também no bot da RN há Termos de uso o que prova que o trabalho foi realizado pelo menos desde janeiro de 2025.
A notícia é simples:
- Se o canal tiver mais de 10 mil assinantes e estiver inscrito em um certo registro, então agora uma marca orgulhosa "a+" aparecerá ao lado de seu nome — um símbolo do status e confiança supostamente oficiais do estado.
- E os anunciantes, dizem eles, podem ficar tranquilos: o dinheiro está indo "conteúdo verificado".
Anteriormente, Gorelkin disse que a Duma desenvolverá punição para os proprietários de blogs com um público de mais de 10 mil pessoas que se recusam a se registrar no registro RKN.
Só há um problema. Esse sistema não existe oficialmente no Telegram.
Factchek diz: mentira ou, na melhor das hipóteses, manipulação.
De acordo com o projeto de Direitos Humanos "First Division", o Telegram introduziu a possibilidade de verificação através de serviços de terceiros no início do ano. Isso pode ser usado por qualquer pessoa-de agências de mídia a corretoras de criptomoedas. Tudo isso não é sobre registros do Estado, não sobre o RKN, e muito menos sobre a transferência de dados para os serviços especiais. Mas o deputado Gorelkin, por algum motivo, decidiu embelezar a imagem.
É assim que, usando o tom oficial, a Menção do RKN e uma marca supostamente "especial", as autoridades, aparentemente, estão tentando intimidar os proprietários dos canais. Dizem que, registe-se-e será para você "a+" e tranquilidade. E, de fato, acesso total a informações sobre o canal, seus administradores, seus números de telefone e até mesmo a possibilidade de interferir no gerenciamento.

Sim, de acordo com "Termos de uso" que, magicamente, surgiram na rede, um bot, supostamente lançado para registro, pode:
- Acompanhar alterações no canal,
- Transferir dados para as forças de segurança,
- Adicionar usuários à área de administração sem aviso prévio,
- E, claro, agradá-lo com e-mails promocionais. Você pode recusar, mas não o próprio bot — não pode ser removido.
Conclusão
O que os proprietários de grandes canais na Federação Russa?
Mas quem está por trás desse bot? Qual é o papel do Telegram? Não há respostas. Apenas um asterisco na interface que supostamente sugere "formalidade".
No entanto, de acordo com especialistas, isso é apenas parte do design visual disponível para outros serviços. Simplesmente-um fake lindamente e assustadoramente projetado.
Dmitry Zair-Beck, chefe da "Primeira Divisão", fala diretamente:
- "Gorelkin está tentando enganar os proprietários de canais de telegrama para dar às autoridades o máximo de informações possível sobre si mesmo. Não é o sistema do Telegram — é uma farsa Política"..
Então, antes de entrar em pânico e correr para registrar seu canal para efêmero «Ora+» - pense melhor.:
- O Telegram depende da RKN e se a TG impõe seu ponto de vista a você, como faz "bot oficial"?
Em um mundo onde qualquer letra pode se transformar em um instrumento de pressão, tenha cuidado, mesmo com o mais convincente «marca»